terça-feira, 6 de maio de 2014

Camões...algumas impressões

A lírica camoniana tem, de facto um carácter autobiográfico.
Ao longo de muitos dos seus poemas, o poeta medita sobre o seu percurso de vida e considera-o marcado pela tristeza, pelo infortúnio e pelo sofrimento.
Atribui responsabilidades dos seus desastres, ao longo da sua existência, ao seus erros, ao amor e ao Destino. Dessas experiências de vida resultou a dor, a desilusão e ainda a autorrecriminação. Os poemas "Erros meus, má fortuna, amor ardente" e "O dia em que eu nasci" são exemplos disso mesmo.
A faceta autobiográfica surge também associada ao desconcerto do mundo ("Os bons vi sempre passar"), ("Tanto de meu estado me acho incerto"), ao amor e à mulher, ("Ah minha Dinamen").
Concluindo na sua lírica, Camões tem tendência para autorrepresentar-se poeticamente e a apresentar uma visão muito pessoal do mundo que o rodeia.

Sem comentários: